Dada a largada para o Sommelier de Cervejas no setor Hoteleiro!


Para o setor hoteleiro, o aumento do consumo de cervejas especiais no Brasil é um campo fértil a ser explorado no bar, restaurante e quartos, ampliando as possibilidades de consumo e consequentemente de faturamento.

A diversidade e a versatilidade das cervejas especiais impressionam, pois em sua amplitude acabam por agradar até os paladares mais exigentes. Os consumidores sabem mais sobre a cerveja hoje do que no passado e buscam esse conhecimento em cada copo. Se interessam mais do que saber o tipo de cerveja que vão degustar, querem ouvir também sobre quem produziu a cerveja, onde, como e o que faz dela especial, ou seja, sua história. Cultura!

Nos Estados Unidos, por exemplo, muitos hotéis já perceberam a potencialidade de valorizar a cerveja regional, muitos trabalham com no mínimo 4 rótulos locais, pois seus clientes buscam o consumo dessas cervejas como parte de sua experiência de viagem. Fazendo isso o hotel além de valorizar os produtos regionais, também ajudam seus fornecedores cervejeiros que com o aumento da demanda, passam a contratar mais e também a girar mais recursos, melhorando a economia local.

Valorizar o que é genuinamente local, vem ao encontro da busca pela exploração do único, da tradição e cultura, revelada como tendência mundial, do global ao local. Os sobreviventes da passagem do “boom” da globalização vêm sendo resgatados, pois trazem conforto e são o elo de ligação com nossas raízes. Prova disso é a gastronomia, onde nossos mais renomados chefes brasileiros, estudam, resgatam e exploram o uso dos ingredientes regionais. Tudo isso, obviamente, sem deixar de lado os importados, que são sempre referência para balizar a qualidade de nossos produtos.

A cada nova cerveja, uma nova experiência e com isso o aumento da exigência dos clientes. Para mediar essa experiência, é importante um profissional especializado, não apenas sugerindo uma harmonização, ou servindo no copo limpo e adequado, na temperatura perfeita ao estilo, já que isso é sua obrigação! Mas sim cativar o cliente com toda atmosfera cultural e sensorial acerca daquele liquido, claro, na medida que a ocasião pedir.

Desenvolver essas competências requer estudo e dedicação, a fim de promover os saberes necessários para uma atuação responsável, ética, técnica e de alta qualidade. O Sommelier de Cervejas é esse profissional, invista nele. Comemoraremos, dessa vez sem precisar sair das dependências do hotel, com um beer brinde!

Por: Joyce Oliveira
Por Joyce Oliveira – Gerente Pedagógica na Academia Barbante de Cerveja. Sommelier de Vinhos/Senac e Cervejas/Doemens. Há 19 anos atua na área de Educação, no segmento da gastronomia, nos últimos 10 anos o foco de estudo e atuação passou a ser bebidas. Pós-graduada em Administração e Organização de Eventos, Chef Patissier e bacharel em Administração de Empresas.

E-mail: joyce@academiabarbante.com.br

ACADEMIA BARBANTE DE CERVEJA