Profissão sommelier de cervejas
Paixão e conhecimento a serviço do cliente


Desde os primórdios já se sabe que a fórmula do sucesso profissional é simples: basta trabalhar com aquilo que se tem paixão. O prazer de fazer o que se tem afinidade traz frutos maravilhosos ao profissional e ao trabalho. É a harmonização perfeita, onde o resultado é maior do que soma das partes individualmente.

A história também mostra que há aqueles que sem esforço, seja por dom inato, ou mesmo por características pessoais desenvolvidas ao longo de sua vida, “cabem” perfeitamente em uma profissão, e isso certamente facilita o sucesso, porém, não se deve menosprezar de maneira nenhuma, o empenho e o esforço que se é devido para conquistar conhecimento, técnicas e experiências, pois como em toda profissão, ninguém se destaca sem se aprimorar e reinventar constantemente.

Trabalhar com cerveja é um estilo de vida, é sobretudo uma alquimia, é construir e também encontrar em cada gole a expressão das matérias-primas, a cultura de uma região, o conhecimento dos cervejeiros e extrair disso tudo o seu melhor, proporcionando ao seu cliente extraordinárias experiências.

Assim também é com o sommelier de cervejas, pois para fazer bem o seu trabalho é preciso ser apaixonado pelo produto de sua especialidade, já que de seu trabalho dependem as cervejarias, distribuidoras, lojas, bares, restaurantes, entre outros, que precisam entregar excelência de produtos e serviços ao seu cliente.

É seu dever conhecer e ser capaz de identificar prontamente o estilo da cerveja em sua vasta variedade, selecionar rótulos de acordo com o ponto de venda e sugerir harmonizações gastronômicas prazerosas, deve incontestavelmente promover o melhor ambiente para o consumo, assim sendo, deve encantar o cliente. Para isto, uma das maiores qualidades do sommelier de cerveja deve ser a capacidade de interação com pessoas.

Resumidamente, mas não exclusivamente, o sommelier de cervejas é um profissional que presta consultoria na elaboração de cartas de cervejas, bem como realiza o atendimento e o serviço em bares, hotéis e restaurantes. É um profissional de compra e controle de estoques e formação de portfólios em importadoras e distribuidores e também em lojas especializadas, é um analista sensorial em cervejarias, é um comentarista/conteudista para as diversas mídias, é um vendedor e, mais que tudo, é um apaixonado por cerveja.

O sommelier de cervejas, prega o consumo responsável, incentiva o beba menos e com qualidade, é o condutor natural da experiência do consumo cervejeiro e valoriza o bem-estar de todos os seus clientes.

A demanda por este profissional no mercado brasileiro vem crescendo e deverá crescer concomitantemente como consumo de cervejas especiais, pois os consumidores apresentados ao maravilhoso mundo das cervejas especiais começa a escalada e quer a cada copo, novas experiências, a fim de eleger seus gostos e preferências. Sempre em boa companhia e bem assessorado, justificativa esta ao aumento da demanda pelo profissional sommelier.

A formação do profissional sommelier de cervejas acontece desde 2004, iniciada pela Doemens Akademie, na Alemanha e hoje está presente em todo o mundo. No Brasil, nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste, a responsável por essa formação e certificação é a Academia Barbante de Cerveja.

Por: Joyce Oliveira
Por Joyce Oliveira – Gerente Pedagógica na Academia Barbante de Cerveja. Sommelier de Vinhos/Senac e Cervejas/Doemens. Há 19 anos atua na área de Educação, no segmento da gastronomia, nos últimos 10 anos o foco de estudo e atuação passou a ser bebidas. Pós-graduada em Administração e Organização de Eventos, Chef Patissier e bacharel em Administração de Empresas.

E-mail: joyce@academiabarbante.com.br

ACADEMIA BARBANTE DE CERVEJA